Mãe de três: ovelha dá à luz a trigêmeas em propriedade de São Sepé

Fotos: Arquivo pessoal

Em São Sepé, município da Região Central, um fato incomum chamou atenção: uma ovelha deu à luz a trigêmeos. O parto aconteceu na manhã de sábado (2) e levou mais de 5 horas. O nascimento foi acompanhado pela estudante de zootecnia, Gabriely Souza, 20 anos.

Em entrevista ao Diário, ela conta sobre o fato incomum que deixou a propriedade rural em festa diante da surpresa. 


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Passava das 6 horas da manhã quando a ovelha, da raça Hampshire Down, começou o trabalho de parto. Gabriely conta que ela e os pais já estavam monitorando o animal, que apresentava dificuldades de locomoção devido ao estágio avançado da gestação. Até imaginavam que pudessem vir cordeiros gêmeos, mas três... era demais: 

– Ficamos impressionados. Como na nossa propriedade nunca tinha acontecido, pensamos que seriam dois cordeiros apenas. No dia que ela entrou em trabalho de parto, acompanhamos ela o dia inteiro. Era um dia que estava se armando para a chuva. Nesse dia, meu pai precisou dar atenção para outra vaca que também estava para parir e eu que fiquei para fazer o parto, com ajuda da minha mãe. O que foi emocionante, é que além de ser três, foram três fêmeas. 

Gabriely acompanhou o parto e tem presenciado, de perto, os primeiros dias de vida do trio

A estudante de zootecnia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) conta que o fato é incomum. Gestões de trigêmeos, segundo ela, estão ligados ao bem-estar e ao manejo adequado da ovelha. Por isso, o nascimento das novas integrantes também reforçou o cuidado da família com os animais. Ao todo, são 36 ovelhas na propriedade. 

Pode acontecer de vir três ou quatro, mas é bem incomum. Então, eu acho que é um resultado bem gratificante para nós e que mostra que o nosso trabalho está dando certo.


Repercussão

O nascimento dos cordeiros foi registrado por Gabriely e a mãe. O vídeo foi compartilhado pelas redes sociais e tem repercutido na cidade e em outros pontos do Estado. A sepense conta que não pensou o registro pudesse alcançar tantas pessoas. O intuito mesmo era mostrar aos professores da faculdade. 

– Nada foi planejado, minha mãe estava até de pijama – brinca.

Nas redes sociais, Gabriely compartilhou o momento do parto:


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Manifestação reúne pais de alunos da Emei Boca do Monte após mudança de local das aulas por causa de ocupação indígena Anterior

Manifestação reúne pais de alunos da Emei Boca do Monte após mudança de local das aulas por causa de ocupação indígena

Acidente no trevo de acesso a Pains, em Camobi, deixa trânsito lento na RSC-287 Próximo

Acidente no trevo de acesso a Pains, em Camobi, deixa trânsito lento na RSC-287

Geral